quinta-feira, 28 de maio de 2009

O HÍFEN COM O ADVÉRBIO "NÃO"

O HÍFEN COM O ADVÉRBIO "NÃO"
De acordo com o Vocabulário Ortográfico, e antes do novo acordo ortográfico, recomendava-se usar o hífen sempre que o "não" viesse antes de um substantivo:
  • não-agressão; não-fumante; não-combatente; não-intervenção.

E associado a um adjetivo ou particípio - com terminações [-ado] e [-ido]-, só quando o "não" formasse uma palavra de sentido completo:

  • não-alinhado, não-beligerante, não-combatente, não-conformista, não-engajado, não-esperado, não-essencial, não-existente, não-ferroso, não-fumante, não-iluminado, não-intervencionista, não-participante, não-positivo, não-saturado, não-verbal, não-viciado.

Pois bem, de acordo com o novo vocabulário ortográfico, não se emprega mais o hífen nos casos citados acima. Confira, a seguir uma pequena lista do "não" associado a substantivos, adjetivos e particípios:

  • não agressão, não alinhado, não apoiado, não aromático, não assistência, não assonância, não beligerante, não combatente, não conformismo, não conformista, não contradição, não cooperação, não descriminação, não engajado, não esperado, não essencial, não eu, não essencial, não execução, não existência, não existente, não ficção, não fumante, não governamental, não iluminado, não ingerência, não intervenção, não intervencionista, não ligado, não linear, não localizado, não metal, não nulo, não orientável, não pagamento, não participante, não periódico, não polar, não positivo, não proliferação, não pronúncia, não salariado, não saturado, não ser, não simétrico, não singular, não verbal, não viciado, não violência, não vocálico. Escreva com hífen: não-me-deixes, não-me-esqueças, não-me-toques (espécie de planta), não-te-esqueças, não-te-esqueças-de-mim.Escreva sem hífen: Não me toques (melindres), não sei quê, não te rales.

Publicado no site Recanto das Letras: http://www.recantodasletras.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário