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SÉRIE:________TURMA:_____Nº DE ALUNOS:____________
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Plano de aula sobre colocação pronominal
Colocação Pronominal: Próclise, ênclise e mesóclise.
Objetivo Geral:
- Compreender a colocação pronominal assim como a utilização da próclise, da ênclise e da mesóclise.
Objetivo Específico:
- Identificar os pronomes presentes no texto trabalhado em sala e suas funções:
Analisar as variantes linguísticas. - Aprimorar textos produzidos em sala adequando-os com o uso correto dos pronomes e suas respectivas colocações pronominais.
- Compreender a preferência pela ênclise ao invés da próclise em alguns casos.
Entender a preferência pela próclise na oralidade. - Compreender porque a mesóclise não é usada na língua portuguesa brasileira; só aparecendo em situações formais e em textos mais antigos.
Desenvolvimento/ Metodologia:
- Fazer uma breve explicação sobre o conceito dos pronomes.
- Utilizar a música “Devolva-me” – Adriana Calcanhoto
- Identificar na música os pronomes, e classificá-los de acordo com sua colocação na frase.
- Explicar porque e quando ocorre a próclise, a ênclise e a mesóclise.
- Discutir as variedades encontradas na língua falada.
Avaliação:
- Realizada através da participação dos alunos e da compreensão do conteúdo trabalhado em sala.
- Avaliação formativa: realizada através de exercícios escritos realizados em sala de aula.
Recursos Didáticos:
- Rádio, retropojetor, giz, quadro de giz, fotocópias e livro didático.
Exercícios para casa:
- Entregar um texto para o aluno afim de que este desenvolva suas aptidões adquiridas na sala de aula, com a seguinte proposta: que ele encontre os pronomes presentes no texto, classifique-os, e depois justifique porque a preferência por determinada colocação e não outra no decorrer do texto.
Referências:
CIPRO NETO, Pasquale e INFANTE, Ulisses. Gramática da Língua Portuguesa. Editora Spicione. São Paulo, 2003.
BEARZOTI, Paulo Filho. Sintaxe de Colocação: teoria e prática. 8º ed. Editora Atual. São Paulo, 1990.
CEREJA, William Roberto e MAGALHÂES, Thereza Cochar. Gramática: texto, reflexão e uso. 2º ed. Editora Atual. São Paulo, 2004.
1º Parte (explanação do conteúdo) – em média 15 minutos
- Explorar o conceito de pronomes e a colocação dos pronomes pessoais oblíquos átonos – a próclise, a ênclise e a mesóclise. Aproveitando sempre o que o aluno já sabe a respeito do conteúdo.
2º Parte (desenvolvimento) – em média 20 minutos
- Entregar fotocópia da música aos alunos e colocá-la no retropojetor.
- Ouvir e cantar a música juntos.
- Localizar os pronomes na música.
- Explicar o que é próclise, ênclise e mesóclise, quando ocorre e em quais ocasiões ocorre.
3º Parte (avaliação) – em média 15 minutos
- Pedir para que respondam alguns exercícios escritos, tendo com base alguns textos.
- Sugerir a criação de um pequeno texto com a presença dos pronomes.
Elaborado por Paula Garcia da Rocha
Perfeito!
ResponderExcluirExcelente!
ResponderExcluirótimo trabalho.
ResponderExcluirExcelente trabalho!
ResponderExcluirMuito bom,
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