domingo, 31 de maio de 2009

PLANO DE AULA: Colocação pronominal

PLANO DE AULA: LÍNGUA PORTUGUESA

PROFESSORA:_____________________________________
ESTABELECIMENTO:________________________________

SÉRIE:________
TURMA:_____Nº DE ALUNOS:____________
DATA:____________HORA:__________________________
LOCAL:__________________________________________



Plano de aula sobre colocação pronominal
Colocação Pronominal: Próclise, ênclise e mesóclise.

Objetivo Geral:
  • Compreender a colocação pronominal assim como a utilização da próclise, da ênclise e da mesóclise.

Objetivo Específico:

  1. Identificar os pronomes presentes no texto trabalhado em sala e suas funções:
    Analisar as variantes linguísticas.
  2. Aprimorar textos produzidos em sala adequando-os com o uso correto dos pronomes e suas respectivas colocações pronominais.
  3. Compreender a preferência pela ênclise ao invés da próclise em alguns casos.
    Entender a preferência pela próclise na oralidade.
  4. Compreender porque a mesóclise não é usada na língua portuguesa brasileira; só aparecendo em situações formais e em textos mais antigos.

Desenvolvimento/ Metodologia:

  1. Fazer uma breve explicação sobre o conceito dos pronomes.
  2. Utilizar a música “Devolva-me” – Adriana Calcanhoto
  3. Identificar na música os pronomes, e classificá-los de acordo com sua colocação na frase.
  4. Explicar porque e quando ocorre a próclise, a ênclise e a mesóclise.
  5. Discutir as variedades encontradas na língua falada.

Avaliação:

  • Realizada através da participação dos alunos e da compreensão do conteúdo trabalhado em sala.
  • Avaliação formativa: realizada através de exercícios escritos realizados em sala de aula.

Recursos Didáticos:

  • Rádio, retropojetor, giz, quadro de giz, fotocópias e livro didático.

Exercícios para casa:

  • Entregar um texto para o aluno afim de que este desenvolva suas aptidões adquiridas na sala de aula, com a seguinte proposta: que ele encontre os pronomes presentes no texto, classifique-os, e depois justifique porque a preferência por determinada colocação e não outra no decorrer do texto.

Referências:
CIPRO NETO, Pasquale e INFANTE, Ulisses. Gramática da Língua Portuguesa. Editora Spicione. São Paulo, 2003.
BEARZOTI, Paulo Filho. Sintaxe de Colocação: teoria e prática. 8º ed. Editora Atual. São Paulo, 1990.
CEREJA, William Roberto e MAGALHÂES, Thereza Cochar. Gramática: texto, reflexão e uso. 2º ed. Editora Atual. São Paulo, 2004.

1º Parte (explanação do conteúdo) – em média 15 minutos

  • Explorar o conceito de pronomes e a colocação dos pronomes pessoais oblíquos átonos – a próclise, a ênclise e a mesóclise. Aproveitando sempre o que o aluno já sabe a respeito do conteúdo.

2º Parte (desenvolvimento) – em média 20 minutos

  • Entregar fotocópia da música aos alunos e colocá-la no retropojetor.
  • Ouvir e cantar a música juntos.
  • Localizar os pronomes na música.
  • Explicar o que é próclise, ênclise e mesóclise, quando ocorre e em quais ocasiões ocorre.

3º Parte (avaliação) – em média 15 minutos

  • Pedir para que respondam alguns exercícios escritos, tendo com base alguns textos.
  • Sugerir a criação de um pequeno texto com a presença dos pronomes.

Elaborado por Paula Garcia da Rocha

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