terça-feira, 2 de junho de 2009

Plano de aula

Objetivos:
  • Familiarizar-se com o gênero expositivo.
  • Aprender procedimentos de revisão.
  • Reconhecer as características de fichas técnicas e produzi-las para um mural a ser exibido na escola.

Conteúdos:

  • Produção textual (textos informativos).
  • Procedimentos de pesquisa.
  • Revisão.

Anos: 1º ao 5º.

Tempo estimado: Três meses.

Material necessário: Enciclopédias e revistas de informação, tesoura, cola, cartolina, canetinhas e papéis.

Desenvolvimento:
1ª etapa

Inicie compartilhando com a turma como será o produto final. É o momento de dividir com os alunos o que vão aprender, a razão de estudar o conteúdo, o que vão produzir e para quem vão apresentar. No caso do mural de animais em extinção, conte que o desafio é organizar, em fichas técnicas, o que sabem sobre o assunto para apresentá-los à comunidade da escola e às famílias.

2ª etapa
Para que os estudantes escrevam um texto informativo, precisam antes se familiarizar com ele. Aborde esse aspecto pedindo que eles levem livros, fotos e reportagens que julgue interessantes sobre animais em extinção. Amplie esse acervo com enciclopédias, livros, revistas e sites sobre o assunto, cuidando para incluir fichas técnicas, pois elas serão uma referência para o trabalho da turma. Organize situações de leitura, conversando sobre como o texto é escrito, qual tipo de informação ele traz, de que modo os dados são descritos e quais os termos mais usados.

3ª etapa
Depois da familiarização com os materiais, é hora de se debruçar sobre eles para selecionar informações. Divida a garotada em grupos e distribua os materiais para pesquisa. Aborde procedimentos como busca, seleção e anotação das informações relevantes, rediscutindo-os até que o resultado da pesquisa seja satisfatório.

4ª etapa
Momento de usar as informações levantadas para a elaboração das fichas técnicas. Para isso, preveja momentos de escrita tanto em grupo como individualmente. A comparação e a referência a bons exemplos de fichas técnicas, assim como o retorno aos textos para recuperar e ampliar as informações são sempre úteis.

5ª etapa
Organize uma ou mais sessões de revisão coletiva que sirvam de modelo para a atuação dos alunos. Destaque todos os aspectos que podem ser revisados: organização da linguagem, ortografia e informações.

6ª etapa
Traga exemplos para que a turma saiba como montar um mural. Alerte para a necessidade de ilustração, de título e do tamanho das letras das fichas para a leitura, tendo sempre em vista as especificidades do público.

Produto final:

  • Mural de fichas técnicas.

Avaliação:
Durante todo o projeto, avalie, nas falas e nas produções das crianças, se elas conseguiram obter informações corretas e suficientes em tabelas e esquemas, transpondo-as adequadamente para o mural.

Consultoria: Beatriz Gouveia e Débora Rana, formadoras de professores do Instituto Avisa Lá, em São Paulo, SP.

Publicado pelo site Nova Escola: www.novaescola.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário